Como se vestir para trabalhar

02/08/2011 13:54

 

 

 Você se forma, investe em cursos paralelos e até descola um excelente estágio na empresa de seus sonhos. Mas está enganado se acha que só isso basta. A formação técnica é muito importante, sem dúvida. Sozinha, no entanto, não dará o retorno que você almejou para sua carreira.

 

 

Isso porque as empresas, principalmente as grandes, prestam bastante atenção em muito mais do que seus relatórios, apresentações e conclusões inteligentes podem contar. A apresentação pessoal, sua imagem, vestimenta e tudo que for relacionado a ela são observados continuamente.Através desses detalhes, o profissional de RH, seu chefe imediato ou o CEO da empresa entende quem você é.

Na entrevista e posterior vida profissional costumamos nos focar naqueles que “queremos ser”, mas esquecemos de valorizar e evidenciar quem “realmente somos naquele momento”. Acredite ou não, falamos isso através de nossa imagem pessoal.

Empresas tem regras de conduta e vestimenta, sim senhor.

A primeira coisa que você precisa entender é que as empresas têm sim suas regras de comportamento e vestimenta. Como vivemos num país democrático, com liberdade de expressão e culto religioso, algumas pessoas confundem a esfera pública, a esfera privada e os limites e contratos sociais de cada uma. Resumindo: dentro de uma empresa, o bem de todos prevalece sobre o bem do indivíduo.

Baseado nesse conceito, as empresas começaram a criar regras de vestimenta e comportamento. No início tais regulamentações transitavam na esfera informal funcionando como códigos táticos. Ou seja, todos sabiam que existia, mas ninguém sabia quem havia criado e muito menos se estava registrado em algum lugar.

Com a evolução de conceitos de Códigos de Ética e Responsabilidade Social, documentos como Códigos de Conduta e Comportamento começaram a ser registrados e distribuídos para os novos funcionários, funcionando como parte de seus treinamentos. Esses documentos, em sua maioria, apresentam noções que o senso comum se encarregaria de guiar, mas que no corre corre dos prazos e reuniões, muitos funcionários acabam por negligenciar.

Dicas básicas

Pesquisamos alguns conceitos básicos para você ficar atento não só na entrevista, mas principalmente em sua vida profissional já estabelecida. Muita coisa vai parecer conservadora demais? Provavelmente. Mas não se esqueça de que você tem que pensar com a cabeça de uma organização, em função de sua cultura, história e imagem pretendida.

Para os homens, alguns lembretes:

  • Tatuagens: em empresas mais abertas não são proibidas. No entanto, em escritórios mais conservadores é usual não deixá-las à mostra.
  • Terno: Quando a empresa exigir, não discuta. vale lembrar que jaquetas e casacos sociais por cima de uma calça jeans não são ternos. Tenha pelo menos três.  Detalhe sobre a gravata: procure modelos lisos ou com discreta padronagem. E não, você não ficará bem com um personagem de desenho animado estampado nela.
  • Sapatos: Como na arte e no design, menos é mais. Escolha modelos conservadores, pretos ou marrons sempre bem engraxados e conservados. Acredite: você ficaria surpreso ao descobrir quantas pessoas julgarão você pelos sapatos.
  • Cabelos e barba: sempre aparados e bem cuidados. Você deve estar “com cara de reunião” a qualquer momento. A rotina nos escritórios é sempre atribulada e você nunca vai saber quando será chamado para uma reunião com o maior cliente da companhia. Importante: não exagere em perfumes e colônias pós-barba.

Dicas importantes para as mulheres:

  • Saias: em ambientes formais, como empresas, minissaias não são indicadas e ponto final. Prefira modelos dois dedos acima dos joelhos no máximo.
  • Cores: Azul marinho, preto e tons pastéis são os mais indicados. Evite chocar com um vermelho vivo chamando mais atenção para sua roupa do que para o que você tem a dizer.
  • Sapatos: Mulheres adoram, amam, não vivem sem sapatos. Mas…deixe para usar toda a sua criatividade para as festas, passeios e sua vida fora do trabalho. No ambiente empresarial dê preferência aos modelos com salto baixo e com cores conservadoras.
  • Maquiagem, jóias e enfeites: Vale aqui a mesma regra dos sapatos. Prefira os “poucos e bons”. Discretos pingentes, brincos com pequenos detalhes. A mesma regra vale para a maquiagem: não tente chocar. Fuja das cores berrantes, do batom vermelho e dos perfumes fortes.

Trabalhar feliz é a única forma de se trabalhar bem.

Para concluir, gostaríamos de falar mais três coisinhas. A primeira é um segredo que quase todo mundo esquece: estagiários usam a mesma roupa que os profissionais. Se sua empresa exige terno, use-o. Lembre-se que, como trainee, você está sendo avaliado em TODOS os quesitos. E, com certeza, o vestir e se comportar bem, fazem parte deles.

Mesmo nas mais tradicionais empresas é comum que a sexta-feira seja o “Casual Day” (dia casual). Calma, você não chegará ao trabalho de bermuda e com três piercings no nariz. No Casual Day, normalmente, os jeans são permitidos e até tênis mais formais têm sua vez. É a oportunidade de, com todos mais relaxados, sair para almoçar com o chefe e lembrar daquela sua ideia para um próximo projeto.

Uma última coisa. Você pode ter achado as regras conservadoras demais. Isso porque, 80% das empresas são conservadoras. Isso não quer dizer que não sejam inovadoras em seus negócios e que, sobretudo, não sejam o ambiente profissional ideal para você crescer.

Contudo, se o dress-code representar para você um fator preponderante, ou se você se sentir ferido em sua personalidade e possibilidade de autoexpressão isso também deve ser levado em conta. Nesses casos, dê uma olhada no mercado. Existem empresas com filosofias mais liberais e abertas, e novos usos e costumes. Marketing, criação, arquitetura, moda, música são alguns dos exemplos de categorias profissionais que aceitam e encorajam maneiras diferentes de se vestir e comportar.


 

Texto produzido pelo Emprego Certo, o site de empregos do UOL, com exclusividade pra o Minha Carreira

 

 

Site:  https://www.minhacarreira.com/2010/01/14/como-se-vestir-para-trabalhar/


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