Classificação da qualidade e seus conceitos !!!

27/04/2012 11:56

 

QUALIDADE ACEITÁVEL Decisão de que um lote, batelada, quantidade de material, item ou produto, ou um serviço satisfaz os requisitos da qualidade, normalmente baseada em informações obtidas de amostra(s).
QUALIDADE ASSEGURADA Garantia da Qualidade (GQ).
QUALIDADE DA ORGANIZAÇÃO Resultado conjunto do nível de cumprimento da sua missão principal, da qualidade dos processos, produtos e serviços, do perfil de motivação de seus membros e do grau de satisfação de seus clientes.
QUALIDADE DE CLASSE MUNDIAL Expressão utilizada para indicar um padrão de excelência: o melhor entre os melhores.
QUALIDADE DE FABRICAÇÃO Medida do grau de adequação de um material, item, produto ou serviço com relação aos requisitos da qualidade.
QUALIDADE DE LOTE Medida estatística da qualidade de um material, item, produto ou serviço de um determinado lote. Nota: o mesmo conceito acima se aplica para batelada e para partida.
QUALIDADE DE PROCESSO a) Medida estatística da qualidade de um material, item, produto ou serviço obtido por um determinado processo. Pode ser qualitativa (atributos) ou quantitativa (variáveis). b) Integração eficaz das operações e atividades que compõem um processo. A forma de medida mais comum da qualidade de um processo é a porcentagem de unidades não-conformes ou defeituosas.
QUALIDADE DE PROJETO a) Medida do grau de adequação de um projeto em relação aos requisitos da qualidade previamente estabelecidos. b) Grau em que um material, item, produto ou serviço, por meio de sua concepção e especificações, atende às características de qualidade almejadas pelo cliente. Depende muito mais da política da qualidade e de mercado da organização, da sua capacidade de inovação e das especificações de projeto do que do processo de produção propriamente dito, embora muitas vezes uma especificação só possa ser conseguida a partir de um determinado processo.
QUALIDADE DE VIDA a) Avaliação qualitativa das condições de vida dos seres humanos e dos animais. b) Satisfação das necessidades e expectativas do cidadão. O conceito está associado ao bem-estar, à segurança, à expectativa de vida, à paz de espírito e ao desfrute das condições essenciais a que o cidadão deve ter ao seu alcance (água, luz, higiene, telefone etc.). Esse conceito difere do de desenvolvimento e progresso como é aplicado rotineiramente, que está centrado na realização material e no faturamento.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Conceito associado com a satisfação e felicidade do trabalhador com o local de trabalho. A QVT varia, dentre outros fatores, em função dos relacionamentos racionais e afetivos dos grupos de trabalho entre si, das pessoas entre elas, com o trabalho que fazem, com os ambientes físicos (locais, equipamentos, materiais etc.), com a própria empresa, com os grupos formais e informais, e com a coordenação dos trabalhos e das atividades pessoais e grupais.

QUALIDADE "ECONÔMICA" Custos da Qualidade; Retorno Sobre a Qualidade.
QUALIDADE EM SERVIÇOS Atendimento eficaz das necessidades e expectativas dos clientes. É indispensável considerar, na identificação de características e determinação de indicadores para a sua mensuração, a forma ou maneira como o cliente/usuário percebe e sente a satisfação de suas necessidades e expectativas.
QUALIDADE INDIFERENTE Nível da Qualidade Indiferente (NQI); Ponto de Indiferença; Zona de Indiferença.
QUALIDADE INTRÍNSECA Conjunto de características da qualidade que conferem ao material, item, produto ou serviço garantia de cumprimento às especificações e à satisfação dos clientes.
QUALIDADE LIMITE Limite máximo de porcentagem de unidades variantes, não conformes ou defeituosas (ou número máximo de variantes, não-conformidades ou defeitos por 100 unidades) admitido para fins de inspeção por amostragem. Acima desse limite, a qualidade do lote é considerada insatisfatória.
QUALIDADE MÉDIA Nível médio da qualidade de material, item, produto ou serviço de um lote, processo de produção ou série de entregas de um determinado fornecedor, interno ou externo à organização.
QUALIDADE MÉDIA DO PROCESSO Qualidade do processo estimada a partir da qualidade de sucessivas amostras retiradas de lotes na inspeção original.
QUALIDADE MÉDIA RESULTANTE

a) Nível de qualidade média esperado de um produto ou serviço (saída) para um dado valor da qualidade do produto ou serviço na entrada. b) Qualidade final de uma inspeção por amostragem, considerando os resultados dos lotes aceitos e dos lotes rejeitados, após inspeção 100% de todos os lotes rejeitados e substituição de todas as unidades defeituosas de produto ou serviço por unidades não-defeituosas. Esse critério não pode ser utilizado quando houver necessidade de realização de ensaio destrutivo. O valor máximo da QMR para um dado plano de amostragem é denominado Limite da Qualidade Média Resultante (LQMR).

QUALIDADE "NEGATIVA" Não-conformidade às especificações, não-adequação ao uso ou qualquer aspecto de um produto ou serviço que cria insatisfação do cliente. Estas não-conformidades podem ser funcionais e/ou estéticas.
QUALIDADE NO TRABALHO DIÁRIO Processo de melhoria contínua das rotinas diárias e repetitivas e das condições de trabalho, incluindo a prevenção sistemática de problemas, que dá consistência às operações e aos resultados e identifica claramente as responsabilidades individuais, visando a satisfação do cliente. É a aplicação do ciclo PDCA no trabalho diário.
QUALIDADE ORIENTADA AO CLIENTE** Encantar o Cliente; Excelência Voltada ao Cliente; Momentos da Verdade; Qualidade Percebida; Requisitos Válidos; Satisfação de Clientes; Valor; Valor Agregado; Voz do Cliente.
QUALIDADE-PADRÃO Nível de Qualidade; Nível de Qualidade Aceitável (NQA).
QUALIDADE PERCEBIDA a) Qualidade como o cliente a vê, quando atende as suas necessidades e expectativas implícitas e explícitas. b) Relação entre a qualidade recebida e a qualidade esperada pelo cliente. A qualidade percebida deriva do conceito de valor agregado e é um importante elemento do planejamento estratégico das empresas de "classe mundial". c) Características da qualidade que um cliente "vê" em um produto ou serviço. É um aspecto muito subjetivo da qualidade. É difícil de definir, medir, atingir e manter. d) Reputação e opinião que o cliente tem de um produto, serviço ou marca. A melhoria da qualidade percebida pelo cliente resulta em maiores vendas, margem de lucro e participação no mercado.
QUALIDADE PLANEJADA Planejamento da Qualidade; Plano da Qualidade.
QUALIDADE "POSITIVA" Aspectos funcionais e/ou estéticos de produtos ou serviços além do especificado ou prometido ao cliente e, portanto, acima de sua expectativa. Estes aspectos são, contudo, observados e apreciados pelo cliente, tornando-o "encantado". Ele se torna fiel à empresa, marca, produto ou serviço.

 


O Site do André Lemos é resultado de ideias, experiências, estudos, leituras, vivências e aprendizados.